04/04/2012 - Bombeiros Voluntários do RS participam de Curso Resgate Urbano (BREC) no Chile

Bombeiros Voluntários do RS participam de Curso Resgate Urbano (BREC) no Chile

O curso contou com 36 participantes de países como Argentina, Paraguai, Panamá, Chile e Brasil. Esteve  presente 04 Bombeiros Voluntários sendo 02 representantes da ABEVSC (Associação dos Bombeiros Voluntários de Santa Catarina) e 02 Bombeiros Voluntários do Rio Grande do Sul representantes da  Voluntersul.

Foram  desenvolvidos os seguinte módulos: Técnicas de busca e localização de vítimas; Escoramento de edifícios (fachadas e interiores); Sinalização internacional em avaliação de estruturas/perigos; Ferramentas eléctricas, hidráulicas e Pneumáticas; Socorro e salvamento de vítimas em altura (salvamento em ascensão e Vertical) Socorro e salvamento de vítimas com recurso a tripés,bipés; Levantamento e movimentação de cargas;  Gestão do Teatro de Operações em Cenário de Catástrofe. Técnicas de Resgate em Deslizamentos cuja capacitação contou a presença de 25 Instrutores da Academia Nacional de Bombeiros do Chile e  Membros da Equipe USAR Santiago credenciado a INSARAG – International Search and Rescue Advisory Group.

Acompanhando os treinamentos a equipe Médica do Corpo de Bombeiros Voluntários de Santiago para atendimento em caso de urgências e  a presença de auditores da Consultoria Especializada em Gestão de Risco de Desastres  do Programa de Assistência para Desastres – Office of US Foreign Disaster Assistance for Latin America -  OFDA, com a presença  e  a assistência dos Srs. Manuel Santana – Consultor  em temas USAR; Santiago Baltodano – Consultor  em Atenção Pré-hospitalar para grupos USAR e Gabriel Bedoya -  Instrutor internacional BREC da OFDA. para avaliação dos métodos de Ensino e Certificação.

Para avaliação final foi realizado um simulado,  muito próximo de uma situação real, com todas as atividades desenvolvidas durante o curso,  com a finalidade de unificar conhecimento entre os países membro da OBA. O  Secretário Acadêmico dos Bombeiros de Santiago, Juan Carlos Subercaseaux, exaltou o nível de conhecimento dos participantes.

É necessário  investir na formação em busca e salvamento urbano (USAR) e na constituição de equipes que possam obter a certificação INSARAG, visando a  preparação  para uma intervenção eficaz em catástrofes.