24/04/2018 - Dia Estadual do Bombeiro Voluntário é aprovado

Dia Estadual do Bombeiro Voluntário é aprovado

Por unanimidade (51x0), foi aprovado, nesta terça-feira (24), o Projeto de Lei 90/2017, do deputado Elton Weber (PSB) que instituiu o dia 13 de julho como Dia do Bombeiro Voluntário e cria a Semana Estadual de Prevenção de Acidentes na Comunidade no Estado do Rio Grande do Sul.

O deputado comemorou: “É uma alegria imensa ver esse projeto aprovado. É a valorização de homens e mulheres que fazem um trabalho fundamental para a segurança da população nos municípios onde a estrutura da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros é insuficiente ou inexistente."

O projeto segue agora para sanção do governador José Ivo Sartori, o que deve acontecer dentro do prazo de 30 dias. Atualmente, estão em atividade no Estado um total de 1.050 Bombeiros Voluntários, presentes em 47 municípios. O número cresce, em média, 10% ao ano, segundo dados da Associação dos Bombeiros Voluntários do Estado do Rio Grande do Sul (Voluntersul).

Os Bombeiros Voluntários têm como fontes de renda campanhas comunitárias de doação e parcerias com prefeituras. “A partir de projetos como este a gente começa a conscientizar a comunidade que existe um serviço alternativo e chama a atenção para a necessidade de apoio para fortalecer esse trabalho”, sintetiza o presidente da Voluntersul, Edison Eduardo Rother.

 

Fonte:/www.eltonweber.com.br

Escrito por Patricia Cardoso/ FOTO: Elaine Martins