20/10/2017 - Primeiro instrutor Bombeiro Voluntário Gaúcho com reconhecimento S.A.V.E.R. Oficial

Primeiro instrutor Bombeiro Voluntário Gaúcho com reconhecimento S.A.V.E.R. Oficial

O 2º Curso de Formação de Instrutor em Salvamento Veicular, na Escola de Bombeiros de Portugal, com certificação S.A.V.E.R Oficial contou com representante dos Bombeiros Voluntários gaúchos.

O Corpo de Bombeiros Voluntários Caiense com a visão de investir na qualificação de seu Departamento de Ensino, garantindo uma formação de qualidade, enviou para o Curso de Instrutor SAVER, nos módulos de Formação Especialista SAVER – Técnico Multidisciplinar de Salvamento e Instrução e Criação de Cenários, o bombeiro Voluntário Carlos Azevedo ( que é instrutor integrante do Departamento de Ensino, formado em Gestão de Segurança do Trabalho e Emergência, com mais de 20 anos de experiência em cursos e treinamentos).


O método SAVER é uma referência mundial na área de salvamento e desencarceramento, tendo sido desenvolvido inicialmente pelo International Centre for Emergency Techniques (ICET). Após a aquisição do ICET por parte da Falck Fire Academy, o método SAVER passou a integrar a oferta formativa da Falck a nível mundial.


O curso ocorre na Escola de Bombeiros de Sintra – Portugal, entre os dias 16 e 22 de outubro.

A participação do curso também é uma parceria com a Associação dos Bombeiros Voluntários – VOLUNTERSUL, onde todos os bombeiros voluntários gaúchos serão beneficiados.

A importância dessa certificação para o movimento dos bombeiros voluntários gaúchos:

O PHTLS por exemplo, é uma das ferramentas do APH mais difundidas e conhecidas, onde vários cursos são baseados no referido, porém não são o PHTLS, tampouco reconhecidos pela NAEMT.

Desta forma buscamos ter em nosso meio um instrutor com a devida certificação e reconhecimento da entidade oficial, detentora da marca, a International Centre for Emergency Techniques (ICET), adquirida pela Falck Fire Academy


Este foi o primeiro passo para consolidarmos nosso papel de difusor de boas práticas, pretendemos em breve possuir mais integrantes com esta certificação.