01/12/2016 - Bombeiros voluntários gaúchos participam de capacitação no Paraguai

Bombeiros voluntários gaúchos participam de capacitação no Paraguai

Nos dias 25, 26 e 27 de novembro uma comitiva composta por sete bombeiros voluntários do Rio Grande do Sul, liderados pela Voluntersul, participou do 1° Curso de Combate a Incêndios Estruturais Nível Básico e Avançado. A formação, que totalizou 25 horas de atividades, ocorreu em Ciudad del Este, no Paraguai.

A capacitação, que é reconhecida e certificada pela Universidade Nacional Del Leste, foi promovida pelo Corpo de Bombeiros Voluntários local que dispõe de um Centro de Formação de alto nível. Participaram o comandante Eduardo Carniel e o subcomandante Jones André Schacker, dos Bombeiros Voluntários de Carlos Barbosa; o comandante Anderson Jociel da Rosa e os voluntários Cássio Moraes e Wilian Biolo, de São Sebastião do Caí; o presidente da Voluntersul, Edison Eduardo Rother e a voluntária Adriana Maldaner, de Nova Petrópolis. O grupo que concluiu a formação contou ainda com participantes de outros estados como Pernambuco e Paraná, além da Argentina e Paraguai.

O objetivo do curso foi qualificar as equipes e estimular a adoção de medidas de segurança e a análise técnica durante o combate a incêndios em edificações. O método teórico/prático possibilitou aos formandos analisarem, compreenderem e intervirem diante de fenômenos e situações adversas que possam ocorrer durante o combate.