02/09/2016 - Garibaldi e Carlos Barbosa promovem capacitação em emergências com produtos perigosos

Garibaldi e Carlos Barbosa promovem capacitação em emergências com produtos perigosos

Ao longo dos meses de julho e agosto foi realizado, na sede do Corpo de Bombeiros Voluntários de Garibaldi, o curso de Emergências com Produtos Perigosos. Voltado para profissionais da segurança pública, a capacitação conta com prova teórica e exercício simulado. Participam da atividade bombeiros voluntários de Garibaldi e Carlos Barbosa.

Como pré-requisito para a obtenção da certificação será realizado neste sábado, a partir das 16h30min, o simulado de incêndio em veículo com produto perigoso (produto químico), na BR-470, entre os km's 228 e 228,5, nas proximidades do silos da Cesa.


O simulado envolverá as corporação de Garibaldi e Carlos Barbosa, a Polícia Rodoviária Federal, e o SAMU, Defesa Civil e Secretaria do Meio Ambiente de Garibaldi. A rodovia estará interditada para a execução do simulado. O evento estará aberto para a imprensa e demais interessados.

A capacitação visa preparar integrantes dos bombeiros voluntários de Garibaldi e Carlos Barbosa para atividades de prevenção e controle de ocorrência envolvendo produtos perigosos (produtos químicos) que possam colocar em risco a vida humana, o patrimônio público, privado e o meio ambiente nas cidades de abrangência de das corporações.


O curso está sendo ministrado pelo instrutor Fábio Bortolotti, profissional com capacitação e atuação nacional e internacional na Espanha, EUA e França, entre outros. Conta como experiência o suporte técnico e pericia em episódios como a queda das torres do World Trade Center, incêndio na boate Kiss, incêndio no terminal da Ultracargo, além de ser membro do conselho de segurança das Olimpíadas do Rio de Janeiro 2016.


O curso, promovido pelo CBV de Garibaldi com apoio do CBV de Carlos Barbosa,  visa a qualificação constante e a capacitação de um grupo regional.