20/05/2016 - Atuação de Bombeiros Voluntários é pauta de reunião na Casa Civil

Atuação de Bombeiros Voluntários é pauta de reunião na Casa Civil

A Associação dos Bombeiros Voluntários do Estado do Rio Grande do Sul (Voluntersul) esteve na Casa Civil nesta quinta-feira, 19, para tratar do Projeto de Lei 426/2015, de autoria do deputado Jorge Pozzobom, que dispõe sobre as associações de bombeiros voluntários no Rio Grande do Sul. A entidade foi recebida pelo secretário Adjunto, José Guilherme Kliemann, e pelo subchefe Legislativo, César Marsillac.

Segundo a entidade, o Projeto de Lei tem a finalidade de facilitar e aperfeiçoar o trabalho já implantado e desenvolvido por cidadãos voluntários, que atuam pela comunidade. Os Bombeiros Voluntários atuam em 90 municípios gaúchos e têm como fundamentos básicos a proteção à vida, a valorização e a dignidade das pessoas, atuando inclusive como órgão fiscalizador nos casos em que a legislação permita. Atuam nas Organizações de Bombeiros Voluntários, mediante celebração de termo de adesão conforme estabelece a Lei 9.608 de 18 de fevereiro de 1998 (Lei do Voluntariado), recebendo capacitação mínima para iniciar seus trabalhos de Combate Incêndio, Primeiros Socorros, Comunicações e Resgate.

O grupo esteve representado pelo seu presidente, Edison Rother, o vice-prefeito de Carlos Barbosa, Evandro Zibetti, o vice-prefeito de Rolante, Regis Zimmer, e o diretor administrativo da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), Gilberto Baldasso. Também compareceram os bombeiros voluntários de Garibaldi, São Sebastião do Caí, Carlos Barbosa e Rolante; Jaime Mendanha, Anderson da Rosa, André Weber e Leandro Luiz Gottschack, respectivamente.

O secretário adjunto Kliemann avaliou que o debate é relevante e que os Bombeiros Voluntários serão convidados a participar de outros encontros.

Silvia Martins, Assessoria de Imprensa da Casa Civil