17/02/2016 - Voluntersul ministra curso em Portugal

Voluntersul ministra curso em Portugal

Desembarcaram em solo europeu nesta terça-feira, 16 de fevereiro, os quatro integrantes da Voluntersul – Associação dos Bombeiros Voluntários do Estado do Rio Grande do Sul – que ministrarão aos bombeiros portugueses o curso de Flashover Nível 1 – Comportamento Extremo do Fogo. Esta é a primeira vez em que bombeiros voluntários gaúchos dão instruções fora do Brasil.

O convite partiu do presidente e comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Caldas de Vizela, distrito de Braga, no norte de Portugal. Integram a comitiva brasileira os instrutores Edison Eduardo Rother, Alexandre Pradella e Salatiel Kloss Slongo, assessorados por Anderson Jociel da Rosa.

A viagem foi intermediada pelo representante da Voluntersul em Portugal, Jaime José Dias. A associação foi habilitada para formar os colegas portugueses porque tem 6 instrutores credenciados ao Grupo Internacional de Formadores em Flashover – TANTAD. Serão 6 dias de curso, totalizando mais de 48 horas de atividades teóricas e práticas e 48 alunos formados, de várias regiões do país.

Os bombeiros voluntários do Rio Grande do Sul ensinarão técnicas para diagnosticar e combater fenômenos comuns em incêndios, como flashover e backdraft, entre outros. O flashover é a queima generalizada de gases altamente combustíveis dentro de um local confinado ou pouco ventilado, podendo ter pequenas ou grandes proporções, colocando em risco a vida dos bombeiros. Utilizando-se de um simulador de incêndio confinado, os alunos poderão visualizar este fenômeno na prática e diagnosticar quando ele se inicia, podendo controlar e evitar que o mesmo se agrave.

A Voluntersul forma bombeiros em flashover desde 2011. Já participaram do curso bombeiros voluntários, civis e militares de diversos estados brasileiros, além de integrantes das Forças Armadas.