06/12/2015 - Voluntersul realiza confraternização

Voluntersul realiza confraternização

Aconteceu neste domingo, 6 de dezembro, a confraternização de final de ano da Voluntersul. O almoço foi realizado em São Sebastião do Caí e contou, além dos anfitriões, com representantes dos bombeiros voluntários de Nova Petrópolis, Rolante, Teutônia, Carlos Barbosa, Tapes, Igrejinha, Charqueadas, Passo do Sobrado, Picada Café, Arvorezinha, Eldorado do Sul, Harmonia, São José do Hortêncio e Faxinal do Soturno.

A cerimônia iniciou com as palavras do presidente Edison Eduardo Rother, que expôs um breve histórico dos bombeiros voluntários no Brasil e no Rio Grande do Sul. Enalteceu ainda os homens e mulheres que se dedicam à atividade e a importância da união das corporações na busca por objetivos.


Foram homenageados os integrantes da atual diretoria da Voluntersul, que estão exercendo o último ano deste mandato. Receberam a honraria o presidente Edison Eduardo Rother, os diretores Vilson Valmor Koch (comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Picada Café), Leandro Luiz Gottschalk (comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Rolante), Anderson Jociel (comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de São Sebastião do Caí), o conselheiro fiscal Gelson Miranda (comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de São José do Hortêncio) e a secretária executiva Adriana Maldaner.

A capacitação também teve destaque durante a cerimônia, agraciando bombeiros efetivos e voluntários que contribuíram com formações da Voluntersul. Receberam homenagens Aguinaldo Motta (Nova Petrópolis), Alexandre Pradella (Carlos Barbosa), Anderson Jociel (São Sebastião do Caí), Carlos Camargo (São Sebastião do Caí), Ederson Tonin (Nova Petrópolis), Luan Flores (São Sebastião do Caí), Márcio Adriano Weber (Nova Petrópolis) e Salatiel Slongo (Nova Petrópolis).


Além dos bombeiros, corporações também foram lembradas pelo apoio dado às capacitações. Picada Café recebeu menção por destinar, durante longo período de tempo, sua antiga sede para receber a pista de treinamentos da associação. São Sebastião do Caí recebeu a homenagem por atualmente disponibilizar uma área para treinamentos. Já Igrejinha possui uma área de terras destinada ao futuro centro de treinamentos. Rolante está patrocinando o desenvolvimento de um sistema de gerenciamento de doações e outro de boletim eletrônico de ocorrências, que serão disponibilizados para todos os associados.

Marcelo Ceppo, da empresa CEPPO, foi homenageado por ser um grande apoiador e incentivador dos bombeiros voluntários. Atualmente sua empresa mantém a sala onde funciona a sede da Voluntersul, em Nova Petrópolis. Além disso, adotou quatro corporações voluntárias que receberam, gratuitamente, formação de seus integrantes em 2015.

Róger Marx, radialista e bombeiro voluntário benemérito em Nova Petrópolis, recebeu uma lembrança por seu trabalho junto à comunicação social da entidade.

Quem também esteve presente foi o deputado estadual Jorge Pozzobom, grande apoiador e articulador da causa "bombeiros voluntários" no Rio Grande do Sul. Ele foi autor de duas emendas a Projeto de Lei Complementar, que haviam sido vetadas pelo governo e foram promulgadas em 2 de setembro de 2014. Recentemente protocolou mais um projeto de lei para beneficiar os bombeiros voluntários, agora com a proposta de regulamentar a atividade.

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Carlos Barbosa foi citado por enviar dois representantes, na ocasião o presidente André Weber e o comandante Eduardo Carniel, para o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Bombeiros Voluntários. O evento aconteceu recentemente em Brasília e contou também com a participação do presidente e da secretária executiva da Voluntersul.

A região da "Quarta Colônia" tem na pessoa de Sérgio Brandt um grande apoiador, incentivador e disseminador da cultura dos bombeiros voluntários. Por estes motivos, também foi homenageado pela entidade.

Por motivos de força maior, algumas entidades homenageadas não puderam se fazer presentes, porém a entrega do reconhecimento será feita em momento oportuno. A RGE - Rio Grande Energia - mantém uma parceria desde outubro de 2012, possibilitando a doação de valores aos bombeiros voluntários através da conta de energia elétrica. Já participam do programa as corporações de São José do Ouro, Carlos Barbosa, Garibaldi, Rolante e Sananduva, que movimentaram até hoje a quantia de R$73.000,00 (setenta e três mil reais).

A Fundação Educacional Maçônica está firmando parceria para a formação de bombeiros voluntários (ensino). A EGR - Empresa Gaúcha de Rodovias - repassa recursos financeiros aos bombeiros voluntários que atuam na sua área de atendimento. A empresa Plenoterra e o motorista Nilso realizaram, sem custo, as movimentações do simulador de flashover. Menções ainda à ABVESC - Associação dos Bombeiros Voluntários de Santa Catarina, deputado federal Marco Tebaldi (SC) e Dionei Weiss, que também contribuem para o desenvolvimento da atividade.

O presidente Edison divulgou que foi assinado um protocolo de intenções com a BRIAH (Búsqueda Rescate Internacional Ayuda Humanitária), entidade chilena que ministra cursos na área de busca e resgate, a fim de promover intercâmbios. O representante Juan Marcelo Venegas Soto também foi homenageado, porém não pode se fazer presente.