27/11/2015 - Por telefone, bombeiro voluntário salva vida de recém-nascido em Gabribaldi

Por telefone, bombeiro voluntário salva vida de recém-nascido em Gabribaldi

Um bebê com apenas dois dias de vida foi salvo pelos Bombeiros Voluntários de Garibaldi no último fim de semana. Conforme reportagem do Jornal Novo Tempo, a corporação recebeu um chamado informando que a criança havia se engasgado após aleitamento materno e não conseguia respirar. 

Enquanto um dos bombeiros conversava com os pais ao telefone, uma ambulância foi deslocada para a casa da família, no Bairro São Francisco. Através do telefone 193, um dos bombeiros explicou para o pai da criança como fazer manobra, conhecida como tapotagem, para desobstruir as vias respiratórias da criança. Ele realizou o procedimento e o bebê voltou a respirar.

Segundo o pai da criança, ele e a mãe ficaram apavorados, pois o bebê, após ingerir o leite não arrotou e não conseguia mais respirar, por isso, decidiram pedir apoio aos bombeiros. 

A tapotagem consiste em colocar o bebê no colo, segurá-lo com uma das mãos posicionada n tórax e com outra dar tapinhas nas costas. No caso da criança não responder aos estímulos, o melhor é chamar ou levá-lo à um serviço de urgência.

Fonte: Jornal Novo Tempo de Garibaldi