27/11/2015 - Instalada a Frente Parlamentar em Defesa do Bombeiro Voluntário

Instalada a Frente Parlamentar em Defesa do Bombeiro Voluntário

Foi instalada nesta quinta-feira, 26 de novembro, a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Bombeiro Voluntário. Na oportunidade, o deputado Marco Tebaldi (SC) foi eleito presidente da frente. Os bombeiros voluntários são membros da comunidade capacitados para realizar trabalhos preventivos, de busca e salvamento, combate a incêndios, resgates e atendimentos pré-hospitalares. Tendo em vista que apenas 14% das cidades brasileiras possuem corpo de bombeiro militar, foram criadas as corporações civis para alcançar as localidades que precisam.

O principal objetivo da frente é trabalhar solidária e coordenadamente para servir o povo brasileiro, zelando pela qualidade de vida da população. Serão estabelecidos cronograma e plano de trabalho e, a partir da próxima semana, os trabalhos começam efetivamente. A ideia é depois constituir uma PEC que possa regulamentar o trabalho do serviço dos bombeiros voluntários, o que ocorrerá de forma que não haja conflitos com os bombeiros militares.

A Frente Parlamentar atuará em defesa da participação e incentivo à atividade; a garantia de percentuais do Orçamento Geral da União para a manutenção, sustentabilidade e desenvolvimento de programas voltados ao setor, além do aperfeiçoamento da legislação buscando projetos criativos e inovadores que possam garantir seu crescimento e sua melhoria.

Representaram o Rio Grande do Sul o presidente da Voluntersul, Edison Eduardo Rother, a secretária executiva da entidade, Adriana Maldaner, o comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Carlos Barbosa, Eduardo Carniel, e o presidente André Weber. O deputado federal gaúcho Renato Molling também integra a Frente Parlamentar.