28/08/2015 - 28 de Agosto - Dia Nacional do Voluntariado

28 de Agosto - Dia Nacional do Voluntariado

O dia 28 de agosto é o dia daqueles que doam parte de seu tempo, trabalho e talento por alguma causa. Instituída pela Lei n° 7.352, de 1985, a data é considerada o Dia Nacional do Voluntariado, celebrando o trabalho dos que se dispõe a agir diretamente em benefício de uma causa social ou comunitária.

Regulamentado pela Lei n° 9.608/98, o trabalho voluntário é caracterizado como atividade não remunerada, prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada sem fins lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social.

O trabalho voluntário é regido por alguns princípios, como solidariedade; participação; cooperação, com a junção de esforços entre a organização social e o voluntário; complementaridade, com o serviço voluntário complementando a ação da organização; gratuidade, já que o voluntário não é remunerado; responsabilidade; e convergência, devendo haver harmonia entre os ideais do voluntário e da organização.

São diversas as maneiras da participação voluntária, com trabalhos mais ou menos especializados. Desde ações individuais, como profissionais liberais que disponibilizem seu trabalho para alguma organização social ou para pessoas carentes, passando por participações em campanhas ou grupos comunitários, até o trabalho direto em organizações ou por intermédio do voluntariado corporativo.

A Voluntersul parabeniza a todos que dedicam parte do seu tempo e talento em prol do próximo.