19/04/2014 - Ajude na reconstrução de Tapejara

Ajude na reconstrução de Tapejara

Cinco dias após o maior desastre que o Município de Tapejara já passou, foi possível calcular os danos causados pelo tornado que atingiu bairros e loteamentos na manhã do último sábado (12).

Engenheiros, arquitetos, topógrafos, técnicos e voluntários do Município finalizaram o serviço de levantamento de dados, informações e cadastros sobre edificações e famílias atingidas pelo tornado e constataram 150 casas totalmente destruídas e 616 propriedades particulares danificadas parcialmente, assim como, estabelecimentos comerciais e industriais, empresas prestadoras de serviços, órgãos públicos localizados no Bairro Treze de Maio, sendo a Escola Municipal Catarina Debastiani, que foi destruída parcialmente, e o Ginásio de Esportes com perda total, a Unidade Básica de Saúde do Bairro São Paulo e várias edificações públicas pertencentes à Secretaria Municipal de Obras e Viação, como a garagem, oficina, pavilhão e escritório, totalizando 766 danificações.

Esses números mostram mais de dez milhões em prejuízos e a preocupação de que vai durar meses a reconstrução de tudo. “Já decretamos Situação de Emergência e agora vamos buscar recursos do governo estadual e federal. Tivemos muitos prejuízos e precisamos de toda ajuda neste momento difícil em que estamos passando”, destacou o prefeito de Tapejara Seger Luiz Menegaz.

O tornado também causou enormes danos ambientais provocando danificação nas árvores nativas folhosas, araucárias e árvores exóticas, causando queda das mesmas. O forte desastre também causou danos na rede de água do município, bem como na rede elétrica e na iluminação pública, com expressivas perdas.