10/04/2014 - Bombeiros voluntários inauguram novo quartel em Harmonia

Bombeiros voluntários inauguram novo quartel em Harmonia

O sábado foi de festa para o Corpo de Bombeiros Voluntários de Harmonia, com a inauguração de seu quartel, próximo à sede do CTG Recanto Nativo, no bairro Vila Rica. A cerimônia ocorreu pela manhã e terminou com um almoço festivo, que reuniu dezenas de pessoas. Segundo o presidente da Associação Corpo de Bombeiros Voluntário e comandante operacional da unidade, Jair Ruschel, a inauguração é um marco nos 21 anos de existência da entidade. "Desde a criação do Corpo de Bombeiros, com esforço encabeçado pelo patrono, Pedro Alfredo Lauermann, muita gente vem ajudando a entidade. Sobretudo no esforço para essa construção", ressalta.

 

A obra da sede teve apoio da prefeitura e de diversas empresas e pessoas que doaram recursos e materiais. "Há ainda quatro empresas da cidade que contribuem mensalmente com a entidade", assinala Ruschel. De acordo com ele, a ideia agora é aumentar os plantões no espaço. "Temos por enquanto nove bombeiros atuantes, que são acionados por telefone em caso de ocorrências. E queremos incrementar os plantões 24 horas de sextas-feiras a domingos", ressalta.

 

A corporação também realiza um trabalho com crianças, através do projeto Bombeiro Mirim, que deve ganhar novo fôlego no espaço. "Ensinamos dicas de prevenção e socorro, além de cidadania. É uma maneira de aproximar ainda mais a corporação da comunidade", reforça o comandante.

 

APOIO PARA OS PLANTÕES

 

Quanto aos plantões, segundo o prefeito Carlos Alberto (Lico) Fink, a corporação deverá contar com apoio financeiro da prefeitura ainda a partir em maio, para a contratação de dois efetivos para o horário comercial. A estratégia é garantir a presença de quem possa atender ao telefone e dirigir as viaturas, para agilizar o atendimento enquanto o resto da turma é mobilizado. "Tivemos uma reunião sobre esse tema, há alguns dias, com os bombeiros e os vereadores. O legislativo já se mostrou parceiro", comemora Lico.

 

"Com a sede própria instalada, aumentarão as demandas por serviços e estrutura. Mas somos parceiros do Corpo de Bombeiros Voluntários, porque é uma entidade que trabalha para a comunidade. Sabemos que os bombeiros serão, cada vez mais, a primeira referência das pessoas em desastres como enchentes e enxurradas ou mesmo que se precisar de um transporte emergencial de água", assinala o prefeito.

 

CONQUISTA

 

Entre as autoridades presentes na solenidade do último sábado, falaram também o presidente da Câmara de vereadores, Nelson Leal de Lima (PMDB), e o deputado estadual Ronaldo Santini (PTB), além do diretor administrativo da Associação dos bombeiros Voluntários do Rio Grande do Sul (Voluntersul) e comandante dos bombeiros voluntários de São Sebastião do Caí, Anderson Jociel da Rosa.

 

Outra participação importante foi a da presidente da Associação Comercial, industrial e de Serviços (ACIS) de Harmonia, Neiva Dahmer, que também parabenizou a unidade harmoniense pelo novo espaço. "Para nós é um orgulho e uma conquista muito grande para o município de Harmonia", comentou, falando em nome da comunidade. Além dos voluntários locais e de Caí, a cerimônia teve ainda bombeiros de Feliz, São José do Hortêncio e Picada Café.

 

Fonte: Município de Harmnia (http://www.harmonia.rs.gov.br/noticias/67)