Comitê Técnico VOLUNTERSUL

Os Corpos de Bombeiros Voluntários nos últimos anos ganharam espaço e visibilidade e a sociedade brasileira necessita soluções para o enfrentamento de desastres, comuns de uns anos para cá e que cada vez mais atinge as comunidades, e em muitas vezes estão despreparadas, ficando a mercê de sua própria sorte. Com a expansão dos serviços de bombeiro voluntário surgiram demandas em todas as áreas do conhecimento, necessários para o desenvolvimento correto do trabalho, que mesmo ele voluntário, tem de ser profissional e adequado.

Os Bombeiros Voluntários no Rio Grande do Sul somam mais de 1.000 (Um Mil) bombeiros, entre homens e mulheres, que realizam em torno de 20.000 atendimentos por ano, das mais variadas áreas da emergência e urgência. O desenvolvimento de estudos e novas dinâmicas das calamidades tem trazido consigo a cultura do conhecimento e da preparação daqueles que tem de enfrentar estes infortúnios, novas diretrizes, protocolos e melhores práticas são descobertas quase que diariamente.

 O Comitê com capacidade técnica e administrativa, auxilia a VOLUNTERSUL nas questões técnicas e operacionais,orientando as ações dos bombeiros voluntários associados.

A criação do Comitê Técnico possibilita a harmonização de atividades e ações operacionais, bem como respaldará as Associações filiadas, pois buscará definir as melhores práticas observando-se a realidade do voluntariado.

O Comitê é o instrumento de referencia para questões atinentes a técnicas, cursos, atendimento e outras referentes ao emprego operacional das corporações.

O Objetivo do Comitê é contribuir com o desenvolvimento da Associação Estadual e suas filiadas. Representar a VOLUNTERSUL em todas as situações onde a pauta das discussões seja a parte operacional. Orientar as Associações sobre técnicas operacionais e normas legais que guardem correlação com as atividades bombeíristicas.

 ACESSO PLATAFORMA MOODLE COTEC 

         Plataforma moodle cotec é onde está os trabalhos em construção bem como o histórico de cada tema deliberado pelo Comitê.

 NORMATIVAS OFICIAIS E APROVADAS

Os trabalhos aprovados, em vigor, estão disponíveis a todos associados cadastrados na parte restrita deste site. Faça seu login!!!

Conteúdos > Notícias internas > Normativas em vigor

Caso não tenha esse acesso, solicite ao seu comandante!