Surgimento e Evolução da Associação Estadual

Em agosto de 1982, por ocasião da realização do I ENCONTRO NACIONAL DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS, no município de Canela-RS, por proposição da Sociedade Civil Corpo de Bombeiros Voluntários de JOINVILLE-SC, foi aprovada a criação da LIGA NACIONAL DE BOMBEIROS.

Em 1984, em Assembléia Geral realizada em JOINVILLE-SC, a LIGA, passou a denominar-se ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS - ABBV, designando para o Rio Grande do Sul, um Setor Regional.

Posteriormente, dada a evolução e expansão dos Bombeiros Voluntários no Rio Grande do Sul, o Setor Regional da ABBV emancipou-se da Associação, criando a FEDERAÇÃO SUL-RIOGRANDENSE DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS, em 18 de maio de 1991.

Por imposição do novo CÓDIGO CIVIL, em Assembléia Geral realizada em 30 de agosto de 2003, tendo como local o Quartel do 16º Grupo de Artilharia de Campanha Auto Propulsado, no Município de São Leopoldo, por votação unânime,foi transformada em ASSOCIAÇÃO BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - VOLUNTERSUL, tendo a expressiva participação de vinte e três filiadas.

 

Patrono da Associação

O Cidadão de origem portuguesa, NORBERTO GARRIDO DA SILVA, que havia pertencido ao Corpo de Bombeiros Voluntários da Cidade do Porto em Portugal, organizou em Porto Alegre, entre 1895 e 1900, um grupo de Bombeiros Voluntários.

Em razão do pioneirismo e com base em documentação, ficou aprovado o "Patrono da Associação".