A Escola de Bombeiros Voluntários do RS

A Escola de Bombeiros Voluntários do RS é a idealização dos anseios dos bombeiros voluntários que tem uma preocupação muito grande com capacitação e treinamento.

Ouvindo e colhendo informações de seus membros a VOLUNTERSUL vem buscando atender as necessidades de suas Associações, criando a Escola de Bombeiros Voluntários do RS, com o objetivo de ser um organismo de capacitação e não apenas capacitação e sim um agente de educação.

Queremos ter na Escola de Bombeiros Voluntários uma capacitação integral e dirigida aos nossos bombeiros voluntários, ensinando não apenas temas técnicos e específicos, mas também ser um agende disseminador de condutas e valores para os bombeiros voluntários, tendo como reflexos homens e mulheres engajados, disciplinados e participativos.

Contando com o apoio de órgãos governamentais e outras entidades prestadoras de serviços de interesse comunitário, é pretensão da VOLUNTERSUL e da Escola de Bombeiros Voluntários do RS, tornar-se um referencial brasileiro, para a preparação de recursos humanos voluntários para o enfrentamento de calamidades públicas e situações de emergência.

Faremos junto uma grande rede de conhecimentos e capacitação.

Atenciosamente

Conselho Administrativo 2011/2013

Departamento de Capacitação e Aperfeiçoamento

Atualmente quem gerencia e coordena os trabalhos de capacitação dos bombeiros voluntários na VOLUNTERSUL é o Departamento de Capacitação e Aperfeiçoamento, embasado no Estatuto, cabe ao Departamento buscar promover através de parcerias e meios próprios o treinamento dos bombeiros voluntários do RS.

Considerando as características da ação voluntária, que impõem a realização de cursos e treinamentos com duração compacta e por vezes nos próprios locais onde devem ocorrer as intervenções, a dinâmica de ensino a ser abordada é bastante flexível, sem perda de qualidade e adaptável aos interesses e disponibilidades das comunidades, associações e instruendos.